BARROCO – BRASIL - (1601 – Prosopopéia, de Bento Teixeira – 1768 - Arcadismo)
• Barroco: pedra irregular – sugere o homem em conflito – século XVII – Seiscentismo.
• Reforma Protestante, liderada por Lutero (na Alemanha) e Calvino (na França) e o Movimento Católico de Contra-Reforma marcam o contexto histórico do período.
• Principais características: dualismo (antítese), fugacidade, pessimismo, feísmo, religiosidade, tensão (teocentrismo X antropocentrismo).
• Cultismo – Gongorismo (jogo de palavras e de imagens – exagero de figuras); conceptismo – Quevedismo (jogo de idéias).
PRODUÇÃO LITERÁRIA
• Padre Vieira: sermões. Divisão: proposição (tema), intróito (expõe o plano), invocação (Maria), argumentação (desenvolve o tema), peroração (convite à conversão).
• Gregório de Matos: poesia. Encomiástica (louvação), sacra (falso arrependimento), reflexivo-filosófica (fugacidade), satírica (boca do inferno), lírico-amorosa (sensual ou platônica).
EXERCÍCIOS
1 - UFLA – 2000 - "Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos, a principal característica do Barroco é:
a) a forte presença de antíteses.
b) o culto do amor cortês.
c) o uso de aliterações.
d) o culto da natureza.
e) a utilização de rimas alternadas.
RESPOSTA – A
2 - UFV – 2001 - Leia atentamente o fragmento do sermão do Padre Antônio Vieira:
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande [...]. Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer. VIEIRA, Antônio. "Obras completas do padre Antônio Vieira: sermões". Prefaciados e revistos pelo Pe. Gonçalo Alves. Porto: Lello e Irmão - Editores, 1993. v. III, p. 264-265.
O texto de Vieira contém algumas características do Barroco. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que NÃO se confirmam essas tendências estéticas:
a) A utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte.
b) A tentativa de convencer o homem do século XVII, imbuído de práticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristãos.
c) A presença do discurso dramático, recorrendo ao princípio horaciano de "ensinar deleitando" - tendência didática e moralizante, comum à Contra-Reforma.
d) O tratamento do tema principal - a denúncia à cobiça humana - através do conceptismo, ou jogo de idéias.
e) O culto do contraste, sugerindo a oposição bem x mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.
RESPOSTA – E
3 - PUC – MG – 1997 - Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:
"Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te."
a) BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
RESPOSTA – A
Nenhum comentário:
Postar um comentário