CLASSICISMO – RENASCIMENTO
(1527 – Sá de Miranda – 1580 - Barroco)
• O Classicismo, terceiro grande movimento literário da língua portuguesa, marca o início a chamada Era Clássica da Literatura.
• A Era Clássica é formada por três movimentos ou escolas literárias: Classicismo (século XVI), Barroco (século XVII) e Arcadismo (século XVIII).
CARACTERÍSTICAS
• Racionalismo: a razão governando as emoções.
• Retomada da Mitologia Pagã: autores greco-latinos imitados como modelos de perfeição.
• Equilíbrio, harmonia e universalismo.
• Uso da medida nova (versos decassílabos e formas fixas como o soneto).
CAMÕES
PRODUÇÃO LITERÁRIA
• A poesia lírica camoniana compreende duas vertentes. Ora são textos de influência medieval (escritos em redondilhos, com motes glosados), ora são sonetos clássicos escritos em decassílabos.
• A poesia épica: epopéia Os Lusíadas (1572). A epopéia é a narrativa de cunho histórico que registra poeticamente os grandes feitos, as aventuras de um herói ou de um povo; é um longo poema narrativo.
• O herói individual é Vasco da Gama metonímia do herói coletivo, o povo português.
• Todo poema épico apresenta uma estrutura rígida, herdada da Antigüidade Clássica. As partes de uma epopéia são as seguintes:
1ª - Proposição = parte em que se apresenta o assunto (vai cantar as armas, barões os reis e a fé).
2ª - Invocação = parte em que o poeta pede auxílio aos deuses ou às musas (Tágides) para escrever o próprio poema.
3ª - Dedicatória ou oferecimento = parte em que o poeta oferece a sua obra a uma figura ilustre (D. Sebastião, rei de Portugal).
4ª - Narração = parte em que ocorre a história propriamente dita (Viagem de Vasco da Gama às Índias).
5ª - Epílogo = é o final da história e crítica à ambição dos portugueses.
• Episódios líricos mais cobrados nos últimos vestibulares:
• O Velho do Restelo: representa o mundo medieval e o próprio Camões.
• Gigante Adamastor: alegoria do Cabo das Tormentas.
• Concílio dos deuses: Vênus enfrenta Baco pelos portugueses.
• Inês de Castro: história daquela que depois de morta foi rainha.
• Ilha dos Amores: recompensa aos portugueses pela viagem.
EXERCÍCIOS
3 - UFJF – 2003 - Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
a) se trata da maior obra literária do quinhentismo português.
b) Camões sofre a clara influência dos clássicos greco-latinos.
c) há forte presença do romantismo, devido ao nacionalismo.
d) como epopéia moderna, há momentos de crítica à nação e ao povo.
e) louva não apenas o homem português, mas o homem renascentista.
RESPOSTA – C
4 - UFJF – 2002 –
CANTIGA
Vi chorar uns claros olhos
Quando deles me partia.
Oh! que mágoa! Oh! que alegria
VOLTAS
(...)
O bem que Amor me não deu,
No tempo que o desejei,
Quando dele me apartei,
Me confessou que era meu.
Agora que farei eu,
Se a fortuna me desvia
De lograr esta alegria?
(Camões - "Lírica")
Mudando andei costume, terra e estado,
Por ver se se mudava a sorte dura;
A vida pus nas mãos de um leve lenho.
Mas, segundo o que o Céu me tem mostrado,
Já sei que deste meu buscar ventura
Achado tenho já que não a tenho.
(Camões - "Lírica")
A partir da leitura dos dois fragmentos, assinale a afirmativa INACEITÁVEL:
a) Há diversidade formal e temática na lírica de Camões, devido à sua relação tanto com a tradição popular quanto com a cultura clássica.
b) Nos dois textos encontramos a ação do destino se opondo à felicidade do poeta.
c) A expressão "fortuna", do primeiro fragmento, é equivalente, no plano semântico, à expressão "ventura", do segundo.
d) A forma do primeiro fragmento expressa a relação entre a lírica de Camões e a tradição poética medieval peninsular.
e) O terceiro verso do segundo fragmento é uma metáfora clara da instabilidade da vida do poeta.
RESPOSTA – C
5 – UFJF – 2002 - Em relação aos textos anteriores, SÓ SE PODE AFIRMAR que:
a) o amor realizado é o tema do primeiro poema, e a harmonia entre o poeta e o mundo é o tema do segundo.
b) as expressões "oh que alegria" e "achado tenho já" mostram que, finalmente, o poeta encontra a harmonia.
c) as expressões "me partia" e "me apartei", no primeiro fragmento, são equivalentes, no plano semântico.
d) a forma do segundo fragmento expressa a relação entre a lírica de Camões e o trovadorismo medieval.
e) o verso "me confessou que era meu" indica que o poeta encontrou a felicidade.
RESPOSTA – C
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