segunda-feira, 24 de março de 2014

ARCADISMO

ARCADISMO / NEOCLASSICISMO – BRASIL - (1768 – Obras poéticas de Cláudio M. da Costa – 1836 - Romantismo)




• Arcádia: região grega (Peloponeso) habitada por pastores, protegida pelos deuses com ambientação bucólica (campestre, tranqüila).

• Período da Primeira Revolução Industrial – urbanização. Filosoficamente, aparecimento do Iluminismo (A razão substitui a fé).

• Características: fugere urbem (fugir da cidade), locus amoenus (local ameno), carpe diem (curtir a vida), aurea mediocritas (a mediocridade - vida média, equilibrada - vale ouro), inutilia truncat (cortar o inútil – os exageros barrocos).

• Convencionalismo (lugares comuns: pastores, ovelhas, montes, ninfas), fingimento poético (os poetas fingiam ser pastores e, suas amadas, pastoras).





PRODUÇÃO LITERÁRIA

• Cláudio M. da Costa: fingia ser o pastor Glauceste Satúrnio vivendo com sua amada Nise. Imita Camões e descreve a paisagem mineira: pedras, rochedos, penhas. Vila rica: poema épico exaltando os Bandeirantes.

• Tomás A. Gonzaga: pastor Dirceu (amada Marília). A obra Liras de Marília de Dirceu divide-se em duas partes: na primeira, encontramos a felicidade proporcionada pelo amor. Na Segunda, num tom mais negativo, provocado pelos sofrimentos advindos da prisão, encontramos reflexões sobre a justiça humana e a lembrança da amada.

• Obra satírica: Cartas Chilenas: contam a história de Fanfarrão Minésio, um governador arbitrário, imoral e narcisista. O emissor das cartas era Critilo e o destinatário era Doroteu. Critilo era o próprio Tomás Antônio Gonzaga e, Doroteu, Cláudio Manuel da Costa. Na realidade o Chile era Minas Gerais e Santiago era Vila Rica; Tomás Antônio Gonzaga criticava o governador da época. (Luís da Cunha Meneses).

• Basílio da Gama: O Uraguai: narra as lutas dos índios de Sete Povos das Missões, no Uruguai, contra o exército luso-espanhol. Não fica preso ao modelo camoniano. Episódio lírico da índia Lindóia.

• Santa Rita Durão: Caramuru: conta as histórias do herói Diogo A. Correia e seu casamento com a índia Paraguassu. Episódio lírico da índia Moema. Segue o modelo camoniano.





EXERCÍCIOS



1 - UFLA – 2000 - Leia com atenção os juízos estéticos transcritos abaixo e marque:



Juízo I. "Intérprete dos anseios do homem seiscentista solicitado por ideais em conflito. O fusionismo é a sua tendência dominante - tentativa de conciliar, incorporando contrários."



Juízo II. "Procurando libertar a língua de termos espúrios, restituindo-lhe uma sobriedade castiça e o rigor de sentido, é a revitalização do pastoralismo e bucolismo."



a) se o primeiro se referir ao BARROCO e o segundo, ao ARCADISMO.

b) se o primeiro se referir ao ARCADISMO e o segundo, ao BARROCO.

c) se ambos se referirem ao BARROCO.

d) se ambos se referirem ao ARCADISMO.

e) se ambos se referirem à LITERATURA DOS JESUÍTAS no Brasil.



RESPOSTA – A



2 - UFU – 2006 - Leia as afirmativas seguintes e marque a correta.

a) "Assim procedo. Minha pena/ Segue esta norma,/ Por te servir, Deusa serena,/ Serena Forma!" (Olavo Bilac). Estes versos falam dos sofrimentos do poeta que, mesmo penando, serve à sua formosa mulher amada, procedimento típico daquele amor exacerbado que caracteriza o Romantismo.

b) "Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!/ Não levo da existência uma saudade!/ E tanta vida que meu peito enchia/ Morreu na minha triste mocidade!" (Álvares de Azevedo). Estes versos mostram desencanto, ao falarem das esperanças que morrem cedo e da existência como um fardo, caracterizando a geração dos poetas realistas.

c) "Quando levares, Marília,/ Teu ledo rebanho ao prado,/ Tu dirás: Aqui trazia/ Dirceu também o seu gado." (Tomás A. Gonzaga). São características do Arcadismo, período literário a que pertencem estes versos, o poeta e a amada transformados em pastores, a linguagem clara e objetiva.

d) "tchi tchi/ trã trã trã/ tarã Tarã Tarã / tchi tchi tchi tchi tchi/ Tarã Tarã Tarã Tarã Tarã" (Ferreira Gullar). Estes versos, que imitam os sons de uma locomotiva, fazem de seu autor um dos representantes do Simbolismo, período literário caracterizado pela musicalidade da linguagem.



RESPOSTA – C



3 - UFV – 2002 - Os árcades, no Brasil, assimilaram as idéias neoclássicas européias, muitas vezes, reinterpretando, cada um ao seu estilo, a realidade sociopolítica e cultural do país, como se observa no seguinte fragmento das "Cartas Chilenas":



Pretende, Doroteu, o nosso chefe

erguer uma cadeia majestosa,

que possa escurecer a velha fama

da torre de Babel e mais dos grandes,

custosos edifícios que fizeram,

para sepulcros seus, os reis do Egito.

Talvez, prezado amigo, que imagine

que neste monumento se conserve,

eterna a sua glória, bem que os povos,

ingratos, não consagrem ricos bustos

nem montadas estátuas ao seu nome.

Desiste, louco chefe, dessa empresa:

um soberbo edifício levantado

sobre ossos de inocentes, construído

com lágrimas dos pobres, nunca serve

de glória ao seu autor,

mas sim de opróbrio (vergonha).

(GONZAGA, Tomás Antônio. "Cartas chilenas". In: COSTA, Cláudio M. da; GONZAGA, Tomás A.; PEIXOTO, Alvarenga. "A poesia dos inconfidentes". Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 814.)



Todas as alternativas abaixo apresentam características desse estilo literário, presente nos versos acima citados, EXCETO:

a) Valorização do ideal da vida simples e tranqüila.

b) Tendência ao discurso em forma de diálogo do eu poético com um interlocutor.

c) Utilização de linguagem elegante, rebuscada e artificial.

d) Intenções didáticas, expressas no tom de denúncia e sátira.

e) Caracterização do poeta como um pintor de situações e não de emoções.



RESPOSTA – C





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