ROMANTISMO – BRASIL - (1836 – G. de Magalhães (Suspiros poéticos e saudades) – 1881 – Realismo/Naturalismo)
• Romantismo: romanço – língua falada na Idade Média. Resgate dos valores medievais (vassalagem amorosa, heroísmo).
• Contexto histórico: a burguesia toma o poder e impõe os valores que serão projetados nos textos românticos: Deus cristão, família, casamento, virgindade feminina, devoção (à mulher, à pátria), direito de propriedade.
• Características: subjetivismo (eu), emoção, escapismo, sonho, imaginação, nacionalismo, religiosidade, ilogismo, metáfora, idealização da mulher.
PRODUÇÃO LITERÁRIA – POESIA - FASES
• Primeira: Indianista ou Nacionalista. Gonçalves Dias. Poesia: Indianista (I-Juca-Pirama), saudosista (Canção do exílio), lírico-amorosa (Ainda uma vez – Adeus!).
• Segunda: byroniana, mal do século, spleen. A morte como solução para os sofrimentos da vida.
• Álvares de Azevedo: Lira dos vinte anos (Se eu morresse amanhã), Noite na Taverna (contos macabros).
• Casimiro de Abreu: Primaveras. Idealização da infância (Meus oito anos).
• Fagundes Varela: poema Cântico do Calvário.
• Junqueira Freire: Inspirações do claustro.
• Terceira: Condoreira – Social – Hugoana.
• Castro Alves: temas principais (escravidão, república, amor erótico).
PRODUÇÃO LITERÁRIA – POESIA – FASES
• Primeira: Indianista ou Nacionalista. Gonçalves Dias. Poesia: Indianista (I-Juca-Pirama), saudosista (Canção do exílio), lírico-amorosa (Ainda uma vez – Adeus!).
• Segunda: byroniana, mal do século, spleen. A morte como solução para os sofrimentos da vida.
• Álvares de Azevedo: Lira dos vinte anos (Se eu morresse amanhã), Noite na Taverna (contos macabros).
• Casimiro de Abreu: Primaveras. Idealização da infância (Meus oito anos).
• Fagundes Varela: poema Cântico do Calvário.
• Junqueira Freire: Inspirações do claustro.
• Terceira: Condoreira – Social – Hugoana.
• Castro Alves: temas principais (escravidão, república, amor erótico)
EXERCÍCIOS
1 - UFU – 2001
Texto 1:"JOGOS FLORAIS”
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre."
(Antonio Carlos de Brito. "26 poetas hoje")
Texto 2:
"CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
(...)"
(Gonçalves Dias)
Os dois textos acima, de diferentes épocas, apontam para duas visões de Brasil: a visão dos "poetas marginais" e a visão romântica. Fale sobre elas, exemplificando com versos ou expressões presentes nos textos.
RESPOSTA - a) Há uma visão pessimista do Brasil no fragmento de Antonio Carlos de Brito: "a água não vira vinho, / vira direto vinagre". O país não ostenta tanta vitalidade, tanta riqueza.
Para Gonçalves Dias, a terra brasileira é cantada com ufanismo, idolatria. Uma visão idealizada do Brasil: "Minha terra tem palmeira / não gorjeiam como lá".
2 - UFLA – 2000 - Leia atentamente o texto:
"No Brasil, ultra-românticos foram os poetas-estudantes, quase todos falecidos na segunda adolescência, membros de rodas boêmias, dilacerados entre um erotismo lânguido e o sarcasmo obsceno. Os que dobraram a casa dos vinte e cinco acumularam os fracassos profissionais e os rasgos de instabilidade, confirmando a índole desajustada desses 'poetas da dúvida', a que faltam por completo a afirmatividade dos românticos indianistas e a combatividade dos condoreiros..."
(José Guilherme Merquior)
I. O autor faz referência ao "mal-do-século".
II. Os ultra-românticos formam a segunda geração da poesia romântica no Brasil.
III. Os poetas indianistas representam a primeira geração romântica, e a terceira é representada pelos condoreiros.
Marque:
a) se todas as informações estiverem corretas.
b) se apenas as informações I e II forem corretas.
c) se apenas a informação III for correta.
d) se apenas a informação II for correta.
e) se apenas a informação I for correta.
RESPOSTA – A
PRODUÇÃO LITERÁRIA – PROSA ROMÂNTICA
• Joaquim M. de Macedo : A Moreninha (relato sentimental da ligação entre dois jovens, Augusto e Carolina, presos a uma promessa amorosa infantil e que na juventude se apaixonam, um pelo outro, sem saber que são eles próprios os noivos prometidos).
• Romance adaptado ao gosto do leitor com personagens superficiais e técnicas de telenovela (peripécia).
• José de Alencar: romances urbanos (Senhora, Lucíola), indianistas (Iracema, O Guarani, Ubirajara), históricos e regionalistas.
• Senhora - Aurélia é abandonada pelo noivo, Seixas, que a troca pelo dote de 30 contos de Adelaide. Contudo, Aurélia recebe vultosa herança e compra o antigo noivo por 100 contos, casando-se com ele. Aurélia vinga-se tratando-o como um ser desprezível. O rapaz ganha dinheiro no jogo para se resgatar. Ambos se perdoam no final. O romance é romântico porque o amor é o instrumento de transformação de ambos.
• Iracema - narra a paixão entre Iracema, sacerdotisa da tribo Tabajara e o português Martim. Iracema, a guardadora do segredo de Jurema e que deveria permanecer virgem, entrega-se a Martim e desta relação nasce Moacir, "o filho do sofrimento". Antes do nascimento da criança, Martim Soares parte. Ao regressar, encontra a índia às portas da morte. Mesmo assim, Iracema ainda lhe entrega a criança e só depois morre. Martim leva então consigo o filho Moacir, designado pelo escritor como o "primeiro cearense".
• Manuel A. de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias. Romance picaresco. Presença do anti-herói, malandro. Ausência de idealização. Leonardo, Luisinha, Vidinha, Padrinho, Madrinha. Major Vidigal. Rio de Janeiro – 1808 – “Era no tempo do Rei.” Antecipação de aspectos do Realismo (objetividade na visão do mundo social).
EXERCÍCIOS
1 - UFMG – 2007 - "O vestido de Aurélia encheu a carruagem e submergiu o marido; o que lhe aparecia do semblante e do busto ficava inteiramente ofuscado [...]. Ninguém o via..."
ALENCAR, José de. "Senhora". São Paulo: DCL, 2005. p. 96. (Grandes Nomes da Literatura)
Considerando-se o personagem referido - Fernando, o marido de Aurélia -, é CORRETO afirmar que a passagem transcrita contém a imagem
a) da anulação de sua individualidade, transformado que fora, como marido, em objeto ou mercadoria.
b) da sua tomada de consciência da futilidade da sociedade, que preza, sobretudo a beleza física e a riqueza.
c) do ciúme exacerbado, ainda que secreto, que sente da esposa, por duvidar de que ela realmente o ame.
d) do orgulho que sente da beleza deslumbrante da esposa, ressaltada nessa ocasião por seus trajes luxuosos.
RESPOSTA – A
2 - UFMG – 2007 - Leia esta passagem:
"Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam irradiações da inteligência. Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem."
ALENCAR, José de. "Senhora". São Paulo: DCL, 2005. p.14.
(Grandes Nomes da Literatura)
A partir da leitura dessa passagem e com base no enredo do romance, REDIJA um texto, EXPLICANDO como convivem, em Aurélia, o "princípio vital da mulher" e as "faculdades especulativas do homem".
RESPOSTA - Aurélia, por ser mulher, é movida pela emoção (princípio vital da mulher), mas luta para que a razão (faculdade especulativa do homem) tome conta do seu ser.
3 - UFMG – 2007 - No romance "Senhora", ocorrem choques entre "duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra..." (ALENCAR, "Senhora", p.131.)
Assinale a alternativa em que o par de idéias conflitantes NÃO se entrelaça, na narrativa, aos choques entre Aurélia e Seixas.
a) Amor idealizado × casamento por interesse
b) Condição modesta de vida × ostentação de riqueza
c) Contemplação religiosa × divertimento mundano
d) Qualidades morais elevadas × comportamentos aviltantes
RESPOSTA – C
4 - UFU – 2001 - Por sua temática e sua linguagem, "Iracema", de José de Alencar, pode ser inserida no quadro de obras representativas do Romantismo brasileiro. Explique por quê.
RESPOSTA - José de Alencar imprimiu à obra "Iracema" uma linguagem brasileira, misturando o português com o tupi-guarani.
É um romance baseado numa lenda do período de formação do Ceará, o nativo brasileiro - no caso, a índia - relaciona-se com o homem branco.
Iracema é também anagrama da palavra AMÉRICA. Daí a índia ser a personificação do Novo Mundo americano; Martim, o guerreiro branco, é a personificação do conquistador.
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